segunda-feira, 10 de julho de 2017

1° Semestre - Curso de Arquitetura e Urbanismo

Hey, como estão?
Bom agora estou tranquila, o semestre acabou e estou de férias, uhuuuul!!! hahahaha
Faço arquitetura e urbanismo, e acabei de passar pelo primeiro semestre, e achei que seria legal vir contar para vocês como foi esse semestre, talvez tenha alguém que esteja pensando em fazer esse curso.
Então, esse semestre tive 6 matérias,que foram:

- História da Arte;
- LAI (laboratório de aprendizagem integrada);
- Desenho Projetivo;
- Apresentação Gráfica ;
- Estúdio de Arquitetura e Urbanismo;
- Plástica.

No começo estava achando bem tranquilo, mas depois comecei a ficar na faculdade o dia todo, todos os dias, para fazer trabalhos. Ainda não precisei virar noites, mas acho que se eu não tivesse me organizado, eu teria virado, assim como alguns colegas da minha sala, viraram a noite fazendo trabalho.
Vou explicar brevemente cada uma dessas matérias.

- História da Arte:
Essa aula eu só tinha presencial a cada 15 dias, e toda semana saia matéria online, ou seja, ela era presencial e online, logo tinha atividades online, e atividade presencial, como trabalhos e provas.
Era uma aula de história normal, porém mais voltada para a parte da arte.

- LAI (laboratório de aprendizagem integrada):
Não sei muito bem como explicar essa matéria, mas ela não tinha notas, apenas dizia se você estava habilitado ou não a continuar. As aulas foi divididas em 3 módulos (identidade, resolução de problemas e criatividade),tinha atividades em sala e tinha uma plataforma online também, ambos abordavam esses módulos.

- Desenho Projetivo:
Nessa aula aprendi geometria e perspectiva, basicamente, épura, perspectiva cônica, isométrica, entre outras.Tive que entregar trabalhos.

- Apresentação Gráfica:
Essa aula era na informatica, aprendi um pouco de Autocad, Photoshop e Sketchup, porém a quantidade de aulas não achei suficientes. Fiz trabalhos nos três programas.

- Estúdio de Arquitetura e Urbanismo:
Bom essa aula começou mostrando a evolução da cidade de São Paulo, a canalização dos rios. Depois a sala foi dividida em grupos grandes e tivemos que ir em um bairro e fizemos levantamento de algumas informações e montamos alguns mapas, depois foi dividido em trios e ai começou a maquete. Já vou adiantar para vocês que maquete é estressante, são muitos dias que você tem que ficar na faculdade para conseguir terminar essa maquete, mas a satisfação é tão grande depois que por um segundo você até esquece de todo o estresse que passou.

- Plástica:
Essa aula começou com proporção humana, então tivemos que desenhar humanos, o que achei bem difícil, depois vimos cores, módulos, fizemos módulos 3D, fizemos apresentações com papel seda e outra com blocos. As vezes essa aula parecia que a gente estava voltando para o pré hahaha

                                                       
                                             Considerações finais

Bom para quem está se perguntando se é preciso saber desenhar para fazer arquitetura, eu te diria que, pelo menos para a minha faculdade, é bom saber um pouquinho e ter uma noção, algumas pessoas que tinham dificuldade com desenho passaram por aperto na aula de plástica.
Outra coisa que me arrependo e que dou de dica agora para quem quer fazer arquitetura, é fazer aqueles cursos técnicos de edificações, quem fez esse curso teve mais facilidades, e outras pessoas como eu que não fizeram, ficaram perguntando tudo para os que fizeram, porque os professores acham que todos já sabem de tudo ( o que é péssimo, porque não dão uma bela explicação). Mas da para sobreviver sem o curso e sem ter noção de desenho, é só você ir atras e tentar entender, no caso do desenho, ficar treinando em casa, que no final da tudo certo :)

Caso você esteja pensando em entrar nesse curso que é só amorzinho ( hahaha), passa raiva as vezes, tem um grande gasto de energia, mas a satisfação de entregar os projetos é tão grande que passa por cima de tudo isso, espero ter respondido algumas dúvidas de vocês, e se tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre algo relacionado a faculdade, deixe ai nos comentários, se eu souber responder, com certeza responderei :)

Me siga no Instagram  e no Pinterest  

                                                      Beijos da Giu 



Um comentário:

  1. Oi Giu! Legal você compartilhar sobre o seu curso, eu nunca me interessei pela área, mas percebi que exige muita dedicação pelo o que você falou.

    estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por deixar seu comentário, volte sempre! ♥
Beijos da Giu ♥♥